Papo família

Pode se dizer que política é a arte ou ciência da interação social para compatibilizar interesses. Uma vez vivendo em sociedade, e tendo que organizar diversos interesses para vivermos em grupo, precisamos fazer política o tempo todo, em casa, escola, trabalho e afins.

Hoje em dia falamos demais (e de forma muito rasa) sobre política partidária. Precisamos falar de política partidária? Sim, precisamos. Os partidos se encontram numa crise de representação e propostas? Sim, se encontram. Mas precisamos lembrar que essa é apenas uma parte da questão. Política é algo muito maior e muito mais interessante.

Que tal deixarmos essas brigas partidárias de lado e nos aprofundarmos em outras questões como as discussões de políticas públicas para combater essa desigualdade social que acontece hoje em nossa sociedade? Pensar e discutir políticas públicas para as áreas de cultura, economia, educação, saúde, direitos humanos?

Ou seja, a negação da política, algo muito frequente hoje em dia, é no mínimo uma visão bem equivocada de quem nunca refletiu de verdade sobre o que é política, e o quão necessária ela é para vivermos em democracia.

Nunca é demais lembrar o que disse Platão: os que não gostam de política serão governados pelos que gostam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *